(12) 99734-4251

3 Razões para viajar enquanto você ainda é jovem

-

04-04

Volta e meia vemos pessoas com a seguinte dúvida: assumir compromissos fixos / adquirir bens materiais ou ir viajar? E por mais que muita gente nos aconselhe a viajar, sempre ficam aquelas perguntas. Ficamos preocupados com o dinheiro, dívidas, emprego, namorado, carro, roupas, eletrônicos.

A vida que você sempre quis

Quando vamos ficando mais velhos, acaba parecendo que a vida simplesmente “acontece”. E a sua juventude é o período no qual você possui total controle sobre a sua vida. Você pode fazer o que quiser. Você deve a você mesmo estar completamente consciente e presente no presente.

Quando você vai ficando mais velho – e consequentemente maduro – você ganha novas responsabilidades. Você precisa ser bem cuidadoso para ter certeza de que não está se esquecendo das coisas que são de fato importantes. Então, enquanto você ainda tem esse controle, você precisa fazer o que é importante para você. Porque muito provavelmente, a sua vida não vai ser sempre só sobre você.

Então, meu jovem, viaje. Viaje para longe. Viaje audaciosamente. Viaje e pratique o abandono.

Você com certeza vai se arrepender de não ter assumido riscos no futuro. Por isso, aqui estão três razões para você viajar enquanto é jovem.

  1. Viajar te ensina a viver aventuras

Quando você olhar para o passado, você vai ter momentos que te deixarão orgulhoso – e talvez alguns que você se arrependa.

Andei de triciclo em um deserto na África –

Aprendi Italiano em apenas alguns meses –

Viajei pela Europa de trem –

Dirigi pela Highway 1 de São Francisco à Los Angeles

Você tem que tirar um tempo para ver o mundo e saborear a complexidade da vida. Isso vale qualquer investimento, dinheiro ou sacrifício que possa vir a custar. E não significa ser um mero turista. É sobre vivenciar riscos reais e aventuras para que você não tenha que viver com medo de riscos o resto da sua vida. É sobre se lembrar e compartilhar as suas experiências, e inspirar outros a também cair fora desse medo.

  1. Viajar te ajuda a desenvolver compaixão

Durante a sua juventude, você vai tomar decisões que vão te definir. Viajar vai te transformar tanto quanto qualquer uma delas. E vai te colocar em situações que vão te forçar a se preocupar com questões que são maiores do que você.

Você vai começar a entender que o mundo é um lugar igualmente grande e pequeno. Você vai ter uma nova compreensão sobre a dor e sofrimento que muitas pessoas vivenciam todos os dias. Você vai se sentir conectado com os seres humanos de todos os lugares, de uma forma mais profunda e duradoura. E você vai aprender a se importar, e talvez você até encontre uma forma de ajudar essas pessoas.

  1. Viajar te permite adquirir cultura

Não existem muitas formas de adquirir cultura sem esforço. Viajar pode não ser exatamente de graça ou fácil, mas com certeza vai agregar muita, mas muita cultura na

sua vida. A parte mais interessante é que isso ocorre sem que você perceba, e você vai incorporando todas essas informações quase enquanto respira.

Pode parecer que a única forma de fazer isso é viajando para o lado oposto do mundo, mas na verdade, você pode fazer tudo bem pertinho de casa. Essa empatia pelo mundo e pelas outras pessoas pode ser desenvolvida começando a olhar para fora, na sua própria cidade. E aventuras podem acontecer em todos os lugares, em curtos finais de semana, até mesmo aqui em Ubatuba. A delícia de estar no presente é um mar sem fim, e cabe a você desenvolver essa percepção e abraçar tudo o que a vida te trouxer.

Baseado em “3 Reasons to Travel While Young”, publicado em goinswriter.com. Texto traduzido e adaptado por Ananda Brandão.